Nome da obra: APDL - Terminal de Cruzeiros Ano de construção: 2015 Localidade: Porto País: Portugal Descrição: Conceção, fornecimento e montagem de fachadas em vidro com uma área total de cerca de 8500 m2 e fornecimento e montagem de diversas serralharias metálicas em ferro e aço inox.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, inaugurado em 2015, foi considerado um dos três melhores portos mundiais de cruzeiros pelos Seatrade Awards 2015, o melhor empreendimento imobiliário pelos Prémios SIL 2015, na categoria de Comércio, Serviços e Logística e foi também distinguido com o prémio internacional AZAwards, na categoria de Arquitectura – Edifícios Comerciais ou Institucionais. Da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal rapidamente se tornou um ex-líbris da cidade de Matosinhos. O edifício, cuja configuração lembra as amarrações das embarcações aos cais, aliando também uma forma vanguardista. Desafio enorme na conceção das entradas de luz nos vãos da fachada, realizados numa solução totalmente em vidro estrutural com base Diamond, com montantes realizados com contrafortes em vidro gampreado em suportes metálicos devidamente dimensionados para as cargas dinâmicas da fachada, assim como tendo em conta as deformadas das lajes em consola. Destaca-se também a colocação da claraboia central do Edifício, com solução estrutural em alumínio e vidro, e a colocação de revestimento interior das paredes centrais e rapa de circulação em vidro curvo.
A MetaloViana foi responsável pelo fornecimento e montagem de diversos trabalhos de elevada complexidade a nível de serralharias em ferro e aço inox em todo o emblemático Edifício, e pelo fornecimento e montagem de diversas estruturas metálicas relacionadas com a estabilidade do Edifício, nomeadamente as mangas de acesso dos passageiros.
Outras Informações
Quantidades de aço aplicado : 350 toneladas